Tel.: (11) 3326-3285

 (11) 4324-0016

A Westminster

 

A Vitrais Westminster é uma empresa especializada em recuperação e restauração de relógios mecânicos antigos e na restauração e criação de vitrais com a utilização de vidros artesanais além de outras técnicas e fórmulas antigas desenvolvidas e ainda aplicadas pelos vitralistas europeus.

 

 

 

O Profissional

 

Sou o Fábio Leite de Moura Fonseca, engenheiro, relojoeiro e vitralista, nascido em São Paulo, Brasil.

 

Direcionei minha atividade profissional para mecânica de precisão.

 

O ano de 1990 foi o marco inicial da minha caminhada no ramo dos relógios antigos.

 

Apesar da minha base acadêmica, devo muito do que aprendi na arte da relojoaria ao oficial relojoeiro Clovis Bettus, profissional forjado dentro de uma família italiana com tradição em relojoaria no interior do estado de São Paulo, com quem trabalhei por seis anos.

 

Também destaco a inestimável contribuição do relojoeiro alemão Hans Jung em minha formação. Tive a oportunidade de trabalhar e conviver com esse excelente e muito exigente profissional por quatro anos.

 

Já no caso da arte dos vitrais o meu aprendizado foi construído por meu próprio interesse no início, através da observação das obras dos antigos vitralistas brasileiros e também pela pesquisa e leitura de livros vindos da Europa.

 

Após algum tempo pesquisando e experimentando sozinho, conheci dois vitralistas que residem e trabalham no Reino Unido, onde possuem um ateliê e desenvolvem projetos com vitrais e também trabalham com as técnicas antigas de pintura em vidro. Realizei um curso com eles e continuo mantendo contato até os dias atuais.

 

A etapa mais significativa dentro desse meu processo de aprendizado continua sendo a exaustiva busca e exercício das técnicas e fórmulas descritas pelos antigos vitralistas, pois essa é uma arte que já acumula mais de mil anos de história!